21 agosto 2014

U_EDI 2014/2 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA FOTOGRAFIA EDITORIAL?


Fotografia de Phil Poynter

A fotografia editorial pode ser usada para diversas finalidades numa revista, fascículo, displays ou outro produto editorial,  Mas em todas as publicações cumpre a função especifica de atrair o grande público e garantir a venda do produto. Por isso, acima de tudo, a fotografia editorial deve ser tecnicamente perfeita, expressiva,  envolver emocionalmente o leitor e também ilustrar ou explicar um texto.
 Em qualquer tipo de revista, de moda, beleza, culinária, assuntos gerais, o interesse do leitor é dirigido em primeiro lugar ao que a publicação oferece no aspecto visual, só num segundo momento é que esse interesse se volta para o prazer ou utilidade de sua leitura.
                Para uma foto editorial cumprir seu papel, porém não é suficiente que ela seja bonita e tecnicamente bem realizada. Ela tem, além disso, que preencher uma variedade de requisitos editorias, o tipo de revista, a linha que ela segue, a seção onde a foto será usada, o tema da matéria, a função que a foto deverá desempenhar dentro dela e o destaque que receberá na página, foto de página dupla, página inteira, meia página, são alguns dos aspectos que os responsáveis editoriais levam em conta ao definir as linhas gerais de uma foto.
                Realizada por um bom fotografo, a foto editorial consegue então cumprir exatamente o objetivo pretendido, ela explica, ilustra, exemplifica, resume, analisa, ou simplesmente mostra, enfeita, instiga, acalma, emociona ou desperta a fantasia do leitor.


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