21 agosto 2014

U_EDI 2014/2 - O QUE É BRIEFING?



É um documento que apresenta características de um determinado produto ou serviço de uma marca ou de empresa, termo este inicialmente utilizado para projetos de webdesign que vem sendo cada vez mais utilizado em empresas de prestação de serviço. Significa passar as informações necessárias para um documento, de uma forma bem eficaz e objetiva, na qual erros de omissão ou excesso de informações pode comprometer todo o andamento do projeto e desperdiçar tempo e dinheiro investido.
É muito utilizado por empresas de prestação de serviços na qual o representante comercial coleta as informações necessárias para desenvolvimento do serviço ou até mesmo para desenvolvimento de um produto, assegurando assim que o produto não fuja das especificações e atenda as necessidades e expectativas do cliente. Um briefing bem elaborado é fundamental para conduzir todo o desenrolar do trabalho sem distorções e más interpretações. Como nele estão descritas questões essenciais do projeto, ele pode ser consultado a todo instante.
O ideal para a elaboração desse documento é reunir-se com o cliente para, através de uma entrevista detalhada, compreender o que realmente ele deseja e propor alternativas adequadas.
O documento deve apresentar as características do produto ou serviço como: objetivos e metas do novo projeto, orçamento e prazos, público alvo, escopo do projeto, material disponível e necessário, estilo geral, objeções e também a definição de um cronograma de trabalho (Prazo).


Fonte: http://www.institutoeu.org/voce-sabe-o-que-e-um-briefing/ 
Visualizado em 18/08/2014 às 23:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário