21 agosto 2014

U_EDI 2014/2 - O QUE É HIGH KEY E LOW KEY?




HIGH KEY 

High key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons claros. Uma foto High key tem muitos tons claros e quase nada de sombras.  A foto com efeito High Key é clara porque a iluminação é bem distribuída, não existem muitas sombras e os elementos da foto também são de tons claros. 
Fotos com tanta iluminação trazem uma sensação mais alegre e viva para a cena.

Low Key

Low key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons escuros. Ao contrário da High key, que é uma imagem com muitos tons claros, a Low Key é uma imagem composta principalmente de sombras. Nela poucos detalhes são claros, somente para sugerir o assunto fotografado. 
Fotos Low key trazem uma sensação de mistério, melancolia ou drama.


Fonte:http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-lowkey
Visualizado em 20/08/2014 às 22:42.

U_EDI 204/2 - O QUE É SLOW FOOD?


 "Slow food" é uma expressão da língua inglesa que significa, literalmente, "comida lenta". É uma referência à busca da organização por uma maior lentidão no processo de produção e degustação dos alimentos, visando a um aumento do prazer proporcionado pelos mesmos, num contraste com o fast-food.








“É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas.”
                   Carlo Petrini, fundador do Slow Food






Fonte: http://www.slowfoodbrasil.com/slowfood/o-movimento
Visualizado em 20/08/2014 às 8:23.


U_EDI 2014/2 - O QUE É BRIEFING?



É um documento que apresenta características de um determinado produto ou serviço de uma marca ou de empresa, termo este inicialmente utilizado para projetos de webdesign que vem sendo cada vez mais utilizado em empresas de prestação de serviço. Significa passar as informações necessárias para um documento, de uma forma bem eficaz e objetiva, na qual erros de omissão ou excesso de informações pode comprometer todo o andamento do projeto e desperdiçar tempo e dinheiro investido.
É muito utilizado por empresas de prestação de serviços na qual o representante comercial coleta as informações necessárias para desenvolvimento do serviço ou até mesmo para desenvolvimento de um produto, assegurando assim que o produto não fuja das especificações e atenda as necessidades e expectativas do cliente. Um briefing bem elaborado é fundamental para conduzir todo o desenrolar do trabalho sem distorções e más interpretações. Como nele estão descritas questões essenciais do projeto, ele pode ser consultado a todo instante.
O ideal para a elaboração desse documento é reunir-se com o cliente para, através de uma entrevista detalhada, compreender o que realmente ele deseja e propor alternativas adequadas.
O documento deve apresentar as características do produto ou serviço como: objetivos e metas do novo projeto, orçamento e prazos, público alvo, escopo do projeto, material disponível e necessário, estilo geral, objeções e também a definição de um cronograma de trabalho (Prazo).


Fonte: http://www.institutoeu.org/voce-sabe-o-que-e-um-briefing/ 
Visualizado em 18/08/2014 às 23:40

U_EDI 2014/2 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA FOTOGRAFIA EDITORIAL?


Fotografia de Phil Poynter

A fotografia editorial pode ser usada para diversas finalidades numa revista, fascículo, displays ou outro produto editorial,  Mas em todas as publicações cumpre a função especifica de atrair o grande público e garantir a venda do produto. Por isso, acima de tudo, a fotografia editorial deve ser tecnicamente perfeita, expressiva,  envolver emocionalmente o leitor e também ilustrar ou explicar um texto.
 Em qualquer tipo de revista, de moda, beleza, culinária, assuntos gerais, o interesse do leitor é dirigido em primeiro lugar ao que a publicação oferece no aspecto visual, só num segundo momento é que esse interesse se volta para o prazer ou utilidade de sua leitura.
                Para uma foto editorial cumprir seu papel, porém não é suficiente que ela seja bonita e tecnicamente bem realizada. Ela tem, além disso, que preencher uma variedade de requisitos editorias, o tipo de revista, a linha que ela segue, a seção onde a foto será usada, o tema da matéria, a função que a foto deverá desempenhar dentro dela e o destaque que receberá na página, foto de página dupla, página inteira, meia página, são alguns dos aspectos que os responsáveis editoriais levam em conta ao definir as linhas gerais de uma foto.
                Realizada por um bom fotografo, a foto editorial consegue então cumprir exatamente o objetivo pretendido, ela explica, ilustra, exemplifica, resume, analisa, ou simplesmente mostra, enfeita, instiga, acalma, emociona ou desperta a fantasia do leitor.