11 abril 2014

U_ARQ 2014/1 - Philippe Starck










"Subversivo, ético, ecológico, político, divertido...é assim que vejo meu papel como designer."



 Nascido em 1949 em Paris. Foi influenciado pelo seu pai  um engenheiro aeronáutico com quem passou grande parte da sua infância. Starck passava muitas horas no estúdio do pai, onde cortava, colava e montava motas, bicicletas e outros objetos.
Estudou em Paris na École Nissim de Camondo de 1965 até 1967. Em 1968 criou a sua primeira empresa, que produz objetos insufláveis.
Um ano depois, tornou-se diretor de arte do famoso designer de moda francês Pierre Cardin. Começou a trabalhar de forma independente em 1975 e em 1980 fundou a Starcks Products. Em 1982 a sua carreira começou a evoluir quando desenhou o interior do apartamento privado do presidente francês François Mitterrand.
Dois anos mais tarde, em 1984, desenhou o interior do Café Costes em Paris que lhe deu a fama em todo o mundo.
Para produzir e comercializar em massa, Starck cria objetos de uso diário doméstico que são estilizados, racionalizados e por vezes orgânicos, recorrendo a combinações de pedra e vidro, plástico, alumínio e têxtil.
O Juicy Salif, um espremedor de cítricos, foi o primeiro objeto que Starck criou para a empresa italiana Alessi. Desenhado entre 1990 e 1991, este objeto tentava assumir a sua fraca funcionalidade através de uma forma de aranha, que, através de requintadas superfícies brilhantes, lhe imprimia um toque de sensualidade pouco típico para este tipo de produtos utilitários que geralmente não apresentam vocação decorativa.
Tal como em muitos dos projetos de Starck, o nome sugestivo acentuava a dimensão humorística e irônica do objeto. O Juicy Salif tornou-se quase imediatamente num objecto de culto e assumiu um caráter essencialmente escultórico e decorativo, tornando-se num dos maiores sucessos comerciais deste designer francês.
O Juicy representou um sucesso criativo; para a empresa, serviu para a consolidação da sua nova imagem de marca enquanto produtora de objetos requintados e vanguardistas, portadores de conotações artísticas e capazes de imprimir ao seu possuidor um determinado estatuto social. Reflete-se (de novo) o reconhecimento da cozinha como uma zona altamente rentável para introduzir produtos de design.

Sua consciência precoce das implicações ecológicas, o entusiasmo com que imagina novos estilos de vida, o amor que sente pelas ideias, o empenho com que defende a inteligência daquilo que é útil – e a utilidade da inteligência – o levaram de uma criação icônica a outra… Desde produtos de uso cotidiano, como móveis e espremedores, até grandes iates revolucionários, hotéis que estimulam os sentidos, lugares fantasmagóricos e hélices eólicas personalizadas, tudo nunca para de colocar em discussão os limites e os critérios do design contemporâneo. Inventor, criador, arquiteto, designer, diretor artístico, Philippe Starck é sem dúvida um homem que descende diretamente dos artistas do Renascimento.







Fonte:
http://designers.folha.com.br/philippe-starck-volume-01.html
http://www.hansgrohe.com.br/150.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário