Este tipo de fotografia envolve diversos aspectos pois a imagem pode servir a dezenas de objetivos distintos, por isso é necessário desde o conhecimento de lentes diversas para obter enquadramentos adequados até o domínio completo da luz em suas mais diversas possibilidades, como luz natural, artificial, flash, e mesmo a mescla de todas estas fontes de luz para se obter um registro adequado da arquitetura, seja ela a fachada de um imponente edifício até uma pequena sala e sua decoração.
Este tipo de fotografia envolve também o conhecimento da área em si, dos estilos de arquitetura, da história e do trabalho de arquitetos, da importância social da arquitetura e de como as obras se inserem em períodos e sociedades, pois é este conhecimento que irá orientar o fotógrafo no que é importante ressaltar em cada obra.
Podemos imaginar desde o fotógrafo autoral, que inspirando-se na realização arquitetônica criará sua própria arte, passando pelo fotógrafo que atende a um arquiteto para registrar as obras que irão ser apresentadas no portfólio do cliente, chegando por exemplo ao registro de uma residência que será colocada à venda, entre outros.
Cada um dos objetivos citados determina a tomada de um grupo diferente de decisões técnicas e estéticas pelo profissional, pois se o fotógrafo autoral tem toda a liberdade para criar sua própria arte, o que atende ao escritório de arquitetura terá de entender os objetivos de comunicação do cliente e atuar dentro desses limites e por fim o que irá registrar a casa à venda fará as fotos pensando nos compradores, em como eles irão ver a residência através das fotos. Muda o público da imagem, o conceito, a técnica, os objetivos, tudo.
Por esses motivos a fotografia de arquitetura é uma área ampla que exige um grupo de conhecimentos igualmente vasto tanto em fotografia mas também em cultura geral e história da arte.
Seja qual for o objetivo, a fotografia de arquitetura é sempre um trabalho de releitura, no qual o fotógrafo, com seus conhecimentos, cultura, técnica e habilidades, irá interpretar, ressaltar e apresentar o trabalho arquitetônico através de fotografias.
Diferentemente de uma fotografia realizada em estúdio, na qual o fotógrafo é como um pintor que parte de uma tela em branco e adiciona elementos até complementar sua composição, aqui o fotógrafo lida com o que existe, que é sólido e palpável, e que é obra de outra pessoa, daí o sentido de releitura que mencionei.
fonte:
http://www.fotografia-dg.com/fotografia-de-arquitetura/
visualizado em 11/04/2014 as 11:50
Nenhum comentário:
Postar um comentário